10 dicas de instalação de guarda-corpo de vidro


1- Primeiro de tudo utilize o vidro adequado. É muito comum a aplicação de vidro temperado em guarda-corpo, uma decisão muito arriscada para o profissional e para os usuários. Para garantir a segurança de seu cliente e a sua credibilidade profissional, é essencial seguir as recomendações das normas técnicas.  De acordo com a NBR 14718 - Guarda Corpo para Edificações, no Item 4.2.9, as chapas de vidro devem ser colocadas de acordo com o prescrito na NBR 7199 (Vidros na Construção Civil), que diz: “O envidraçamento de balaustradas, parapeitos, sacadas e vidraças não verticais sobre passagem devem ser executados com vidros de segurança laminados ou aramados, salvo se for prevista proteção adequada”.  

 

2- A norma técnica exige no mínimo vidro laminado ou aramado, também considerado um vidro de segurança. Porém, para proporcionar máxima segurança podem também ser aplicados os vidros temperados e laminados. As novas tendências incluem sistemas que permitam reduzir a espessura/custo do vidro, sem comprometer a conformidade com as normas e a segurança. 

 

3- Há ainda a opção de incluir vidros com outros valores agregados, desde que sejam laminados, incluindo, por exemplo, um vidro de controle solar, neste caso não pela função de bloquear o calor em um ambiente aberto como de uma varanda, mas para conseguir o aspecto espelhado e a certa privacidade. 

 

4- Não basta utilizar o vidro correto como orienta a norma se ele for instalado de forma incorreta. É preciso analisar o tipo de ancoragem, por exemplo, se é química ou mecânica. No caso das instalações mecânicas a NBR: 14718 diz: ‘Os inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316. Esta exigência é aplicável aos demais parafusos que forem utilizado’. 

 

5- Os materiais mais indicados devem ser de alumínio anodizado e/ou aço inoxidável, este último comumente utilizado por ser mais resistente à umidade a que estão expostas especialmente as áreas externas. As formas mais utilizadas são a fixação apenas com botões, prolongadores, torres e perfis de engastamento somente na borda inferior, utilizando o vidro laminado-temperado para esta solução. Apesar da segurança ser garantida pelo vidro laminado, a têmpera foi necessária porque o vidro temperado suporta a fixação mecânica. 

 

6- A altura mínima estabelecida para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau. A norma exigia apenas 1,0 metro, mas recentemente passou por uma revisão que ampliou essa medida.  

 

7- Na hora de tirar as medidas é importante que estas seja muito precisa e definidos previamente os pontos de perfuração para evitar retrabalho e provocar danos irreversíveis no local de instalação. A medição tem que ser milimétrica, marque corretamente antes de fazer qualquer furo, pois depois que chumbar será difícil realizar ajustes. 

 

8- Para ganhar tempo, defina uma linha reta e marque o centro. Desconte as medidas das bases e do vidro.  É interessante definir onde vai ficar a primeira e a última coluna, não se preocupe com as colunas intermediárias agora.  Não esqueça de descontar a folga do vidro. Uma dica é criar um gabarito com uma placa de mdf para simular. O vidro utilizado em corrimão e guarda-corpo é o laminado, um material muito caro e não podem haver erros, por isso a utilização da placa de mdf é uma dica importante.  Antes de colocar os vidros, faça as marcações e testes com uma placa de mdf na medida exata do vidro que será utilizado e passe para a próxima coluna, seguindo sempre o alinhamento tracejado. 

 

9- A NBR14718 também recomenda que a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação (ancoragem) ao concreto não seja inferior a 70 mm, independente da espessura de eventuais revestimentos.  É importante que os furos estejam 100% alinhados. É recomendado que a distância entre as colunas de ancoragem seja menor ou igual a 1000mm, e a folha de vidro tenha no máximo 1500x1000mm. 

 

10-Na hora de encaixar o vidro considere o vidro um centímetro menor por causa da borracha, necessária para que o vidro fique firme. Passe água com detergente nas borrachas para facilitar a instalação, permitindo que a borracha deslize sobre o vidro.

 

 


Comentários