8 dicas para quem trabalha com instalação de box de vidro


 

Criado com a função de evitar respingos de água no banheiro durante o banho, o box foi ganhando diferentes modelos e materiais, e hoje o vidro se consagra neste ambiente, sendo uma demanda constante para vidraceiros e vidraçarias.  O mercado de box de vidro é um nicho amplo a ser explorado pelos profissionais do segmento vidreiro.

 

Para se destacar na concorrência o caminho é oferecer um serviço de qualidade, com um sistema que funcionará perfeitamente e com total segurança, além de um excelente atendimento, para que este cliente volte a contratar seus serviços e faça recomendações de seu trabalho.

 

1-Para garantir o mínimo de segurança, a norma de box de vidro recomenda o vidro temperado a partir de 8mm, o mais comumente utilizado no mercado, cinco vezes mais resistente que o vidro comum, além de se dividir em pequenos pedaços de vidro não cortantes em caso de quebra. Também pode ser aplicados vidro aramado e laminado, um material ainda mais resistente que o vidro temperado.

 

2-Além da escolha do vidro adequado, alguns cuidados durante a instalação vão evitar que o vidro tenha muito impacto durante seu manuseamento constante.  Ao instalar o box de vidro, evite que haja impactos ao abrir ou fechar a porta com materiais rígidos como metais, mármores, azulejos e granitos.

 

 

3-Uma dica é colocar proteção nas bordas do vidro para evitar que o material entre em contato com outro vidro, metais e a própria alvenaria. A norma de box de vidro recomenda utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não absorvam água e muito menos possam vir a apodrecer.

 

4-Em caso de instalação de box de abrir, a porta deve abrir somente para o lado interno do box de vidro. Essa porta deve ser de fácil remoção e seu cliente orientado sobre como remover esse vidro de forma correta e segura caso ocorra algum acidente.

 

5-A vedação é uma etapa muito importante. Utilize somente silicone de cura neutra e vede os perfis na alvenaria. Faça drenos do lado interno do perfil guia inferior para melhor escoamento d’água. As manutenções periódicas do box de vidro também são essenciais para manter a segurança do sistema. Informe o cliente sobre a periodicidade recomendada e lembre-o anualmente.

 

6-O vidraceiro deve manter sempre a qualidade e primor em suas montagens, mas conhecimento das tendências e possibilidades de agregar valor a uma proposta de instalação de box de vidro também são importantes para um profissional se diferenciar, oferecendo variedade de modelos e conhecimento das tendências que surgem a cada ano.

 

7-Um dos modelos diferenciados que segue como uma tendência hoje é o box de vidro com roldana aparente, especialmente em aço inox. As ferragens aparentes, que têm sido recorrentes nos projetos de banheiros, surgiram em meados dos anos 90, quando se percebeu a necessidade de ter um produto que, além da funcionalidade, pudesse agregar valor decorativo ao banheiro.

 

8-No início da sua fabricação, os boxes eram compostos de alumínio comum e acrílico. Depois de algum tempo, foram sendo substituídos por alumínio de maior qualidade. Em seguida, veio a linha de roldanas aparentes para box de vidro, fabricadas inicialmente em zamac. Logo depois, surgiu a linha inox, e, hoje em dia, em latão cromado.

 

O que antes eram apenas peças funcionais, hoje, vêm ganhando espaço com destaque na decoração. Os acabamentos oferecem um design mais brilhoso e tornam os ambientes ainda mais modernos. As linhas de alumínio atendem muito bem a necessidade da maioria, mas para quem busca algo mais sofisticado, existem produtos em inox também.


 


Comentários