Barras de apoio em rampas e escadas promovem a acessibilidade


Cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e a legislação tem buscado incluir essas pessoas cada vez mais na sociedade. Neste contexto, a arquitetura e construção tem um importante papel na inclusão dessa população, especialmente em espaços públicos, possibilitando seus direitos de ir e vir.  

 

A acessibilidade está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência e é definida como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

 

Quem define a incapacidade de uma deficiência são as barreiras que o meio impõe e todos os dias as pessoas com dificuldade de locomoção cruzam com diversas barreiras devido à falta de acessibilidade, que pressupõe a eliminação destes entraves. Uma dessas barreiras é a arquitetônica, que impedem a circulação e o uso independente de dependências públicas e privadas. 

 

Ambientes e equipamentos adaptados não devem ser isolados dos demais espaços, possibilitando o uso independente por indivíduos com habilidades e restrições diferentes. A norma técnica ABNT NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros para instalação destes equipamentos e adaptação de espaços urbanos. 

 

Seguir suas determinações é, além de cumprir o que manda a legislação do país, garantir uma obra de sucesso e estimular uma sociedade mais humana e inclusiva, já que a acessibilidade é essencial para o pleno exercício da cidadania. O objetivo é incluir produtos acessíveis para todas as pessoas, sem se importar com suas características individuais e habilidades. 

 

Projeto realizado com as torres e barras em aço inox da WR Glass

 

Barras de apoio em rampas, escadas e guarda-corpos

Uma das principais aplicações do conceito de acessibilidade mais incorporados nos espaços públicos, seja em locais urbanos ou empreendimentos comerciais, são as barras de apoio em rampas, escadas e guarda-corpos, que auxiliam pessoas com deficiência física, idosos, deficientes visuais e qualquer pessoa com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida. 

 

A ABNT NBR 9050 especifica os cuidados necessários para garantir a acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Indica ainda as medidas e distâncias necessárias, proteção contra quedas, altura correta para o alcance (lateral e frontal) do usuário de cadeira de rodas, limites máximos de inclinação, os desníveis que precisam ser vencidos e o número máximo de segmentos. 

 

Para ser considerada uma rampa, a superfície de piso deve conter uma declividade igual ou superior a 5%. As rampas também precisam de apoio. A norma determina determina que seja instalado corrimão para rampas de acessibilidade de duas alturas em cada lado. Se não houver paredes laterais, devem ser incorporados outros elementos de apoio como guarda-corpos. 

 

 

A NBR 9050 diz que escadas ou rampas com largura superior a 2,40m precisam da instalação de um corrimão para rampas de acessibilidade intermediário, o qual só deve ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40m. A distância mínima desta abertura deve ser de 80cm. 

 

De acordo com a NBR 9077 - Saídas de Emergência, escadas e rampas com largura superior a 2,20m precisam de um corrimão para rampas de acessibilidade intermediário, dividindo a escada ou rampa em duas partes de no mínimo 1,10m. Em locais utilizados por idosos e/ou deficientes físicos que precisam do apoio das duas barras, a distância poderá ser de 69cm entre os corrimãos. 

 

Barras de apoio para acessibilidade em aço inox da WR Glass

A WR Glass disponibiliza os acessórios necessários à instalação de apoio e corrimão em rampas de acessibilidade, como torres, suportes e junções, produzidos em aço inox. A empresa possui ainda torres prontas para guarda-corpo e corrimão já com os apoios incorporados para facilitar a instalação, além de comercializar a parte os suportes nos modelos Suporte Standart Base Tubo, Suporte Elite Fixo e Suporte Elite Articulado. 

 

Os produtos da WR Glass para a acessibilidade em guarda-corpo e corrimão são de fabricação própria, feitos em aço inox, um material de extrema qualidade e resistência, tanto mecânica como à oxidação, sendo ideal também para ambientes externos expostos à chuva e intempéries. Além disso, a empresa só trabalha com matéria-prima certificada, o que garante ainda mais a qualidade dos produtos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários