Como conservar aço inox?


Por mais resistente que seja comparado aos outros materiais, o aço inox ainda precisa de certos cuidados para que sua qualidade seja mantida. Mas antes de saber como conservar o aço inox da maneira correta, é preciso entender o que compõem o aço inox. 

O que é o aço inox? 

O aço inox, chamado também de aço inoxidável, é uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel.  

Uma das características mais marcantes desse material é que, diferentemente dos aços comuns que sofrem o processo de ferrugem, o aço inoxidável é bastante resistente à corrosão.  

Isso ocorre em função da película protetora formada pelo cromo (chamada de camada passiva) em contato com o oxigênio, o que torna o material impermeável.  

Para isso, o aço inox precisa apresentar, no mínimo, 10,50% de cromo em sua composição. 

Como conservar o Aço Inox? 

Como vimos, entre as vantagens do aço inoxidável, estão a beleza, resistência e durabilidade do material.  

No entanto, para isso, é necessário adotar alguns cuidados para conservar adequadamente suas propriedades e os benefícios, algumas delas são: 

  • Atenção ao estoque: Comecemos por algo que muitos deixam por último quando deveriam priorizar, afinal, o material estará em estoque em algum momento e pode ser crucial. 

Evite deixar esses itens expostos ao sol ou em locais que possam apresentar contaminação por partículas dispersas no ar, como poeiras e tintas.  

Ainda, lugares com umidade também devem ser evitados para guarda desses materiais, a fim de não prejudicar a estética e gerar manchas no inox. 

  • Rotina de limpeza: Manter uma rotina de limpeza é fundamental para conservar as características do aço inoxidável e evitar que apareçam manchas recorrentemente. 

 E é possível fazer essa limpeza diária de modo prático e simples, apenas com um pano seco, sem produtos químicos. 

Isso será o suficiente para remover a poeira da superfície do material. 

  • Limpeza pesada exige atenção: Para realizar a limpeza mais pesada ou remover partículas mais resistentes, um polidor de metal poderá ser utilizado em situações mais extremas. 

Outra opção é fazer uma pré-imersão da peça em detergente morno a fim de amolecer os resíduos. 

Depois, caso o problema persista, você pode experimentar dissolver bicarbonato de sódio em álcool de uso doméstico, até que essa mistura forme uma pasta, e aplicá-la com o auxílio de um pano macio ou uma esponja de nylon.  

Por fim, deve-se enxaguar com água morna e fazer a secagem com pano macio. 

  • Evite Químicos:  Produtos com ácido clorídrico, conhecido também como ácido muriático, alvejantes e polidores de pratarias devem ser evitados.  

Palhas de aço e buchas ásperas também apresentam alto risco de riscar o material e danificar sua camada protetora, abrindo pontos propícios à corrosão. 

Essas são apenas algumas das diversas dicas que a WR GLASS fornece para nosso público.

Além disso, também produzimos conteúdos em nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) que convido você a seguir, assim, sempre terá os melhores conteúdos e produtos. 


Comentários