Se você está pensando em iniciar no ramo da vidraçaria, provavelmente está com muitas dúvidas. Desde o mais básico, como montar suas estruturas, até o mais complexo, como medições, apresentações e como conquistar uma boa cartela de clientes.
Vamos lá, todos esses processos são teoricamente simples, mas simples não significa fácil.
Os vidraceiros ainda precisam realizar muitos processos manualmente, utilizando ferramentas, acessórios e maquinários específicos para cortar, limpar superfícies, manusear peças e fixar vidros em diversos ambientes.
Embora grande parte dos processos manuais tenha sido automatizada graças à tecnologia, alguns detalhes, especialmente no ramo dos vidros, ainda exigem o toque humano.
Para ter uma vidraçaria que consiga realizar o básico, você precisará das seguintes ferramentas:
Lixadeira para vidro
Pincéis
Diamantes para corte
Ventosas
Martelos
Roldanas duplas
Dobradiças
Impermeabilizantes
Limpadores (para a limpeza das peças de vidro)
Vidro temperado
EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)
Você pode pensar que precisa de muitos anos no ramo para ser uma referência, mas isso não é verdade. Alguém se torna referência pelas atitudes que toma, não pelo tempo que aplica.
Além de ser um bom vidraceiro, capacitado e qualificado, você também deve ser um bom atendente ou contratar alguém que seja. O relacionamento com o cliente é um dos fatores chave para o crescimento e reconhecimento do seu negócio. Um cliente bem atendido sempre volta. Não tem erro.
Desenvolver boa comunicação e compreensão é tão importante quanto seus conhecimentos sobre vidros.
Preste atenção. A fórmula ideal para conseguir mais clientes é básica e funcional: preço competitivo e marketing eficaz.
Cuidado. Preço baixo não significa desvalorizar seu trabalho e negócio, mas sim uma estratégia de captação. Conseguir muitos clientes e realizar bons serviços com essa fórmula trará muitos depoimentos positivos sobre seu trabalho, o que eventualmente atrairá mais clientes.
Se esta estratégia de preço estiver alinhada com uma boa estratégia de marketing, o sucesso é garantido. Depoimentos positivos com grande alcance farão com que muitas pessoas vejam do que você é capaz.
Depois de criar uma base de clientes com essa estratégia, será possível aumentar seus preços de forma justa, aumentando seus lucros e o crescimento do seu negócio.
Esta dica te dará um norte sobre por onde começar. Estudar seu ramo fará com que você entenda como a concorrência está trabalhando, quais são seus preços e, melhor ainda, quem são seus clientes.
Entender a concorrência é também entender seu público. Isso fará com que você saiba que tipo de abordagem a clientela está acostumada a receber e os preços que estão dispostos a pagar.
Além disso, estudar a concorrência permitirá que você decida como quer ser visto neste meio. Criar características autênticas é a melhor forma de iniciar qualquer projeto!