Entenda os processos de uma fábrica de ferragens e acessórios para vidro


Primeiramente é identificada uma dificuldade que os profissionais enfrentam ou uma solução em ferragem que ainda não existe no mercado e como base nos itens importantes a serem considerados uma ideia de modelo, ou várias, surge e é desenhada em programas de imagens em três dimensões para que a ideia possa ser visualizada e amadurecida.

 

Baseado neste desenho, é a criada matriz, ou seja, o molde daquela peça que irá replicar milhares dela. Inicialmente é só um protótipo que passará por testes de qualidade e resistência, com simulações de ciclos reais e seus respectivos desgastes na ferragem, os quais definirão as capacidades de carga e viabilidade do projeto. 

 

Os testes devem ser feitos internamente de acordo com as normas de ensaio da ABNT. Algumas fábricas de ferragens, além de fazerem testes em seus laboratórios, também oferecem para alguns clientes testarem e fazerem suas considerações para possíveis melhorias.

 

Depois de tudo definido, ajustes acertados e testes realizados, inicia-se a construção dos produtos que serão comercializados no mercado. A primeira etapa é a injeção da matéria-prima, que pode ser alumínio, zamac, latão ou aço inox. Dependendo do material utilizado, a que fica a critério de cada fábrica que prefere se especializar em uma determinada matéria-prima, ela é apresentada de formas distintas, em barras, lingotes ou granulado.

 

As ligas de metal, geralmente não ferrosos, são levadas a altas temperaturas para o material de fato derreter para poder ser moldado conforme as formas desenvolvidas para cada modelo. As temperaturas variam de acordo com o material que utilizado. Há outros processos, como no caso do alumínio, que também pode ser feito pelo processo de estamparia, mas na injeção o acabamento é melhor. A injeção garante uma padronização da ferragem, e todas saem no mesmo tamanho.

 

Após a fundição, é a vez do processo de usinagem, que finaliza alguns acabamentos, como furos e roscas, e retirando rebarbas. Algumas peças não precisam passar por esta etapa, pois já saem quase prontas da injeção. Em seguida, para finalizar um acabamento perfeito, as peças passam pelo polimento, a fim de tirar qualquer rebarba que tenha restado e retirar as imperfeições, ficando totalmente lisa.

 

Então, a ferragem passa por um banho e limpeza, e segue para a pintura eletrostática ou banho de cromo. Os banhos são um pré-tratamento para tirar sujeiras e oleosidade e garantir a qualidade da pintura, que garante um reforço extra de proteção à peça, além de acabamento.

 

A penúltima etapa, antes de ir para a embalagem, é a montagem, quando as peças, além de serem montadas, passam pelo controle de qualidade, e as peças são analisadas uma a uma e as com defeito descartadas. As diferentes peças da ferragem são unidas para formar o produto final, assim como são acrescentados itens finais como parafusos e porcas.


Comentários