Guarda corpo de vidro consolida se como tendência no mercado da construção


Os guarda-corpos são utilizados como proteção em projetos há mais de duas décadas. Com barras feitas de metal, geralmente aço inox por ser mais resistente, os guarda-corpos podem ter o vão preenchido com vidro, evidenciando mais a transparência do material do que as barras de metal. A aplicação do vidro em guarda-corpos tem sido uma tendência bastante consolidada, especialmente nos últimos cinco anos.  

 

O aumento na segurança e confiança do vidro, assim como a evolução das técnicas e materiais de fixação contribuíram para esta tendência. O vidro aplicado, neste caso, de acordo com a norma técnica de Guarda-Corpo em Edificações, é o vidro laminado. O estabelecimento de normas técnicas, a execução de testes em laboratórios e o aumento da preocupação dos fabricantes, tanto em relação ao vidro laminado quanto ao PVB utilizado na laminação, tem contribuído para o crescimento da confiança do público nesta solução.

 

Os guarda-corpos estruturais de vidro hoje são aplicados nas mais diversas frentes, tais como metrô, aeroportos e estádios, varandas de apartamentos e casas, átrios de shoppings centers, escadas de edifícios comerciais e públicos, mezaninos de teatros, entre outras.  Muitos projetistas têm optado pelo vidro em função de sua aparência estética leve e, em alguns casos, onde sua transparência pouco irá interferir no conceito da arquitetura. Para quem prefere a transparência máxima, o mercado hoje oferece opções sistemas de fixação de guarda-corpo cada vez mais discretos, que pouco interferem no acabamento final.  

 

A indústria de ferragens tem se desenvolvido muito nos últimos anos, criando materiais com foco não apenas na segurança e resistência, mas também pensando em um design moderno, para que estas façam parte do conjunto estético da obra. Alguns arquitetos e clientes optam por valorizar a ferragem e acessórios de fixação, escolhendo modelos diferenciados, com fixações em botões, spiders e formatos em tamanhos que acabam por se destacar e fazer parte do resultado estético final.

 

O conjunto do vidro com o metal gera uma harmonia visual e ao mesmo tempo um contraste bastante moderno. Apesar da confiança que muitos clientes têm no vidro, a ideia de não ver a ferragem de fixação assusta um pouco. Com transparência máxima ou sistemas de fixação visíveis incorporadas ao projeto, os guarda-corpos são uma tendência muito aplicada e o mercado oferecem ferragens, acessórios e sistemas de guarda-corpos para todos os estilos e necessidades.

 

As fixações mais comuns são o chumbamento químico e o mecânico/expansivo. Os materiais mais indicados devem ser de alumínio anodizado e/ou aço inoxidável, este último comumente utilizado por ser mais resistente à umidade a que estão expostas especialmente as áreas externas. As formas mais utilizadas são a fixação apenas com botões, prolongadores, torres e perfis de engastamento somente na borda inferior, utilizando o vidro laminado-temperado para esta solução.

 

A WR Glass, empresa especializada em acessórios para corrimão e guarda-corpo, possui uma variedade de sistemas de guarda-corpos e ferragens para fixação, como torres verticais, colunas para vidro, sistema grade, botton e spiders, entre outros. Confira nossa linha completa ou entre em contato para fazer seu orçamento e pedido. 


Comentários