Mercado de ferragens para vidro ganha norma técnica


As ferragens para vidro são um item tão importante quanto o vidro em uma obra, pois são elas que sustentam a estrutura do material, que é pesado e delicado. Por isso, é importante escolher ferragens para vidro de qualidade e procedência que garanta a segurança dos usuários.

 

Para facilitar esta escolha, agora o mercado de ferragens para vidro pode se orientar por uma norma técnica, que facilitará tanto para os fabricantes quanto para os vidraceiros, já que agora as ferragens para vidro serão padronizadas, com nomes universais, eliminando aquela confusão de cada item receber um nome de cada empresa.

 

Toda ferragem deverá ter o nome ou marca de identificação do fabricante em todas as ferragens para vidro, de modo que se possa contatar o produtor. Os mesmos tipos de ferragens, mesmo que fabricados por empresas diferentes, deverão ter o mesmo código para especificação e comercialização, assim, a cadeia vai falar a mesma língua, ficando muito mais fácil encontrar uma ferragem.

 

Estas mudanças também irão incentivar e orientar as fábricas de ferragens a melhorarem seus produtos. A ferragem passará por testes de laboratório para atestar se o conjunto funciona adequadamente. Ainda deverão ser especificadas as dimensões e pesos máximos dos vidros que podem ser utilizados, de modo que possa haver maior segurança na aplicação do produto e identificação dos eventuais desvios.

 

A norma vai determinar qual tamanho mínimo que cada tipo de dobradiça ou outra ferragem deverá suportar. Os mesmos tipos de ferragens fabricados por diferentes fabricantes deverão ter o mesmo código para especificação e comercialização, de modo que toda a cadeia fale a “língua”. Toda ferragem deverá ter o nome ou marca de identificação do fabricante em todas as ferragens para vidro, de modo que se possa contatar o produtor.

 

Em relação à definição dos recortes dos vidros, para cada tipo de ferragem deve ser realizado um recorte específico pela têmpera, de modo que fique claro se o problema que ocorreu é devido ao recorte ou à ferragem.  Toda ferragem também deverá ter um requisito mínimo de desempenho, que são: resistência dos parafusos, resistência à corrosão e resistência ao uso prolongado sem escorregamento do vidro.

 

Cada tipo de ferragem também deve ser realizado um recorte específico pela têmpera, de modo que fique claro se o problema que ocorreu é devido ao recorte ou à ferragem. As responsabilidades ficarão mais claras e todas estas novas regras irão facilitar para todos os elos da cadeia.


Comentários