Puxadores de resina para portas de vidro podem ser tão resistentes quanto o aço


A resina de poliéster é um material que tem sido comum na indústria de acessórios para vidro, especialmente puxadores para portas, por ser leve, proporcionando fácil manuseio, e de baixo custo, sem deixar de ter alta qualidade, resistência e durabilidade. Os puxadores em resina também muito adaptáveis aos projetos, sendo bastante utilizada atualmente por profissionais da área da construção. Mas como é feita e do que é composta a resina?

 

As resinas poliéster são compostos orgânicos derivados de petróleo que passam do estado líquido para o solido através da polimerização. Possui peso molecular bastante alto, como indicado pela etimologia das palavras do termo. Poli significa muitos, e Ester é uma reação química obtida da reação de um ácido mais álcool com liberação de uma molécula de água. Poliéster significa, portanto, muitos ésteres.

 

A resina poliéster insaturada se transforma do estado líquido para o sólido por meio de uma reação química popularmente conhecida como ‘cura’ ou ‘polimerização’. Esta reação é iniciada logo após a adição de aceleradores, catalisadores e aditivos que servem para acelerar a cura da resina. Após certo período, a resina líquida se transforma num material gelatinoso, que não pode ser mais manuseado.

 

Depois disso, ocorre o processo de endurecimento da resina, que dissipa uma grande quantidade de calor – processo conhecido como ‘exotermia’. As resinas poliéster podem ou não utilizar reforços como a fibra de vidro. Neste caso, funcionam perfeitamente como plástico de engenharia, com ótima resistência química e mecânica, podendo até substituir materiais como o aço, o ferro e concreto. 

 

 


Comentários