Quais são as ferragens necessárias para instalar um guarda-corpo?


A instalação de um guarda-corpo envolve para série de ferragens devolvidas para este tipo de projeto. A ancoragem pode ser feita por fixação química ou mecânica, chumbando as peças na estrutura da alvenaria, seja paredes ou piso. 

 

Um projeto de guarda-corpo pode ser todo estruturado metal, através da utilização de diversas barras e tubos, ou ter seu vão preenchido com vidro.

 

O material indicado das ferragens para guarda corpo, assim como barras e perfis, é o aço inox, principalmente se foram instaladas em ambientes externos ou áreas litorâneas. O

 

 aço inox é mais resistente à oxidação pela umidade e intempéries. Também tem grande resistência mecânica e um acabamento refinado, que pode ser polido ou escovado.

 

O guarda-corpo com o vão preenchido de vidro pode ser fixado por meio de diferentes tipos de fixadores, determinados de acordo com o visual do projeto e preferência do cliente. 

 

Uma das opções é a torre vertical, disponível em versões quadrada e arredondada, bottons e presilhas, ou spider, composto por vários bottons, com versões de dois, três ou quatro pontos de fixação, escolhidos de acordo com o peso da estrutura. 

 

 

Os spiders também tem diferentes angulações para se adaptar às necessidades do projeto.

 

Existe uma tendência de se aplicar cada vez menos ferragens para o guarda-corpo aparentes para prevalecer a transparência do vidro, um visual clean e vista ampla, sem interferências. 

 

Porém, há também quem tenha preferência por dar destaques às peças em aço inox, pois também trazem requinte, assim como o vidro.

 

Os guarda-corpos podem ser adaptados a cada projeto. Para desenvolver o guarda-corpo em toda a extensão da área, tubos e conexões com variações de angulação (90º, 135º, 145º, 150º e 180º) e junções articuladas auxiliam na montagem.

 

As cores mais comuns são no aço inox, polido ou escovado, e a pintura em branco, preto, cobre e bronze. Para acabamento geral da fixação, canoplas fazem o papel de embutir os parafusos e emendas para garantir um visual limpo e sofisticado. 

 

Vale ressaltar que o parafuso também precisa ser aço inox para não enferrujar e comprometer todo projeto.

 


Comentários