Tendências no mercado de guarda-corpo: ferragens ganham protagonismo


Há mais de duas décadas os guarda-corpos são utilizados como proteção de varandas, terraços e escadas. Inicialmente com a função de proteger usuários de quedas e acidentes, atualmente uma tendência no mercado de guarda-corpos é explorar esta instalação como elemento decorativo do projeto.

 

Esta tendência no mercado de guarda-corpo se deve às variedades de produtos oferecidos e às peças cada dia mais modernas e sofisticadas que agregam muito ao visual do ambiente.

 

Os guarda-corpos podem ser montados a partir de barras de metais, geralmente em aço inox, ou ter o mínimo de metais e ferragens possíveis com o vão preenchido por vidro, evidenciando a transparência do material e quase sem interferências visuais.

 

Dessa forma, os guarda-corpos não interferem na vista das paisagens a em varandas e terraços. Também contribuem para criar projetos ousados e efeitos impressionantes em escadas que priorizam, além da segurança, o design.

 

A indústria de ferragens tem se desenvolvido muito nos últimos anos, criando materiais com foco não apenas na segurança e resistência, mas também pensando em um design moderno, para que estas façam parte do conjunto estético da obra.

 

Alguns arquitetos e clientes optam por valorizar a ferragem e acessórios de fixação, escolhendo modelos diferenciados, com fixações em botões, spiders e formatos em tamanhos que acabam por se destacar. O conjunto do vidro com o metal gera uma harmonia visual e ao mesmo tempo um contraste bastante moderno.

 

As fixações mais comuns são o chumbamento químico e o mecânico/expansivo. Os materiais mais indicados devem ser de alumínio anodizado e/ou aço inoxidável, este último comumente utilizado por ser mais resistente à umidade a que estão expostas especialmente as áreas externas.


Comentários