Vidraceiros, Você Sabe Cobrar pelos Seus Serviços?


Definindo o Preço dos Seus Serviços

Um dos principais dilemas para vidraceiros é definir o preço de seus serviços. Embora a margem desejada seja calculada a partir dos gastos com ferragens, vidros e acessórios, muitos profissionais são tentados a reduzir seus lucros quando pressionados pelo mercado ou pelos clientes, comparando seus preços com a concorrência.

No entanto, baixar demais o preço pode comprometer seus resultados financeiros, prejudicando a saúde do negócio. Cobrar barato demais desvaloriza o trabalho do vidraceiro, levando a uma situação em que ou não haverá lucro ou não será possível cumprir todos os requisitos de segurança para obter algum lucro.

Pensando no Longo Prazo

Oferecer um preço muito baixo para conseguir um retorno imediato pode resultar na perda definitiva daquele cliente, além de gerar propaganda negativa ou até mesmo processos judiciais. Saber definir quanto cobrar pelos serviços da sua vidraçaria garante a qualidade e o preço deve ser proporcional à excelência do serviço oferecido. Isso faz com que o investimento no conhecimento adquirido para executar o trabalho corretamente seja compensado.

Invista em Você para Poder Cobrar Mais

Em vez de igualar seu serviço a um de baixa qualidade para vencer a guerra de preços, invista na sua carreira, valorize o que o diferencia e utilize sempre produtos de qualidade. Acreditar que cobrar mais barato trará mais clientes e lucro é uma ilusão a médio e longo prazo. Na prática, muitos vidraceiros caem nessa armadilha e erram ao definir quanto cobrar pelos serviços de sua vidraçaria.

Contabilize Todos os Gastos e Defina uma Margem de Lucro

Para garantir lucro, é essencial contabilizar todos os custos. Considere de 70 a 85% a mais para cobrir gastos com transporte, estrutura e ferramentas, garantindo uma lucratividade adequada. Na pior das hipóteses, considere uma margem de 50%.

Seja Observador e Incremente o Orçamento

No papel de vendedor, o vidraceiro precisa ser observador na casa do cliente, identificando necessidades e oportunidades para sugerir produtos adicionais. Muitas vezes, o cliente não sabe o que quer simplesmente por desconhecimento. Desperte a curiosidade e o interesse fazendo sugestões a partir de suas observações. Crie a necessidade que o cliente nem sabia que tinha.

Por exemplo, ao ser chamado para instalar um box de vidro, você pode notar que o banheiro não tem espelho, que o box pode ter prateleiras de vidro, ou que há uma janela precisando de reparos. Ofereça também produtos diferenciados dentro do solicitado, como vidro impresso. O cliente não saberá que quer algo que desconhece ou que não lhe foi apresentado.

Mantenha-se Atualizado e Amplie seu Leque de Opções

Para oferecer produtos de maior valor agregado, esteja sempre antenado às novidades, acompanhe outros projetos e conheça tendências do mercado. Saiba trabalhar com vidros e ferragens diferenciadas. Uma estratégia é sugerir um produto de maior valor agregado para ter margem de negociação e encontrar um meio-termo. Mantenha-se informado sobre tudo que acontece na sua área, sobre lançamentos e novas tecnologias, para aumentar o leque de opções para o cliente.

Com essas dicas, você poderá definir preços justos e competitivos, valorizar seu trabalho e atrair mais clientes, garantindo o crescimento sustentável do seu negócio.

 


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